quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dica para Leitura - Noturno



Uma noite comum no aeroporto de Manhattan. Tudo ocorre em seu perfeito estado, quando o Boeing 777 vindo de Berlim aterrissa na pista de pouso. Até então, nada de anormal, até seu motor parar, suas luzes apagarem, as janelas se fecham e seus canais de comunicação se silenciam. A equipe em terra do aeroporto, se aflige esperando por qualquer sinal dos passageiros, e temendo por ser uma ameaça biológica, o Centro de Controle de Doenças é acionado e seus melhores agentes são enviados para o local para averiguar a situação. Ao entrarem na aeronave, mal conseguem acreditar no que encontram.
Assim, neste clima misterioso, começa a trama de Noturno, o primeiro livro de uma trilogia escrita por Guillermo del Toro e Chuck Hogan, chamada de A Trilogia da Escuridão. Todo o enredo se passa na cidade de Nova Iorque, girando em torno de uma pandemia causada por um vírus que torna seus hospedeiros em vampiros.
O interessante desta série, ao contrário da maioria das histórias, é a figuração na qual os vampiros são tratados, fugindo totalmente do romantismo literário pertecente a estes seres sombrios ao longo de toda a história. Del Toro e Hogan procuraram desumanizar totalmente estas criaturas, aproximando-as de zumbis e retirando certos esteriótipos típicos de outras histórias sobre o mesmo assunto. Inclusive, se você assistiu à série de filmes do caçador de vampiros Blade, - dirigida por Del Toro - irá notar certa semelhança com os vampiros do livro, principalmente com o segundo filme da franquia. A leitura em algumas partes é um pouco forte e agressiva, porém, agradável. Mas, não recomendo para quem não é muito chegado em violência e é claro, para crianças. Os segundo livro da série, chamado de A Queda, já chegou ao Brasil e já está à venda nas livrarias. Enquanto isso, deixo para vocês um vídeo com Guillermo Del Toro falando mais sobre a série e um pequeno book-trailer do livro.

 Noturno - A Trilogia da Escuridão
Título Original: The Strain
Autores: Guillermo Del Toro e Chuck Hogan
Editora: Rocco
Site oficial: http://www.trilogiadaescuridao.com.br/ 


Nenhum comentário: