quinta-feira, 9 de junho de 2011

Les Paul.

Les Paul.
 Hoje, os internautas que entraram no Google se surpreenderam com a animação interativa que estava presente no lugar do logotipo do servidor de busca, na qual consistia em uma guitarra para homenagear o guitarrista norte americano Lester William Polfus, popularmente conhecido por Les Paul. 
Paul começou sua carreira musical aos 8 anos quando aprendeu gaita, banjo e guitarra posteriormente. Aos 13 anos, era guitarrista country e tocava profissionalmente. Chegou a passar por algumas bandas, gravou dois dos seus primeiros discos em 1936, um deles, chamado de Rhubard Red e o outro feito com a parceria de um músico da banda de Georgia White. Aos poucos, foi revelando seu talento para o mundo, mas foi quando passou a fabricar suas próprias guitarras, que seu legado se iniciou. Em 1952, a norte-americana Gibson passou a fabricar seus modelos, competindo com a também americana Fender, inovando com a invenção de overdub, guitarras com captadores duplos e vários outros acessórios. De início, a fabricante não assinou sua marca em suas guitarras, mas assumiu os direitos autorais posteriormente, assim como a Epiphone, que também fabrica guitarras com a assinatura de Paul.

Gibson Les Paul, um marco na história da música e o sonho de consumo do blogueiro.
 Mas em 12 de Agosto de 2009, devido à complicações de uma pneumonia, Les Paul veio a falecer no hospital White Plains, em Nova Iorque. Foi homenageado por centenas de músicos, principalmente guitarristas como Slash, ex-Guns N' Roses e The Edge, U2. E assim, aproveitando mais um importante dia para o meio artístico, deixo-lhes um vído demonstrando um pouco desta lendária guitarra.

Nenhum comentário: