sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Santa Marijuana

Muitas pessoas acreditam que qualquer tipo de droga não possui nenhum tipo de benefício à saúde humana, outras afirmam que elas podem sim fazer bem a saúde e dedicam suas vidas à isso. Mas não quero falar em todas as drogas e sim na mais famosa delas: a Cânabis, popularmente conhecida como Maconha. Ela é uma planta do gênero Cannabis e é usada de maneira recreativa, religiosa ou medicinal. Possui propriedades analgésicas, relaxantes musculares e pode causar alucinações devido a uma substância chamada Tetrahidrocanabinol ou THC, onde seus princípios só são ativos em temperaturas altas, por isso a forma mais comum de consumo da droga é através do fumo.
Pulando toda essa parte, a pergunta chave deste post: legalizar ou não a maconha? Estudos comprovam que o consumo da erva causa aumento da frequência cardíaca, diminuição da pressão sanguínea, diminuição na coordenação psicomotora e perda de memória. Já outros estudos, comprovam que a Maconha previne náuseas e vômitos, é usada no tratamento de glaucomas e esclerose e é também um analgésico geral.
São muito mais pontos negativos do que positivos de fato, mas não podemos julgar apenas com um argumento, por mais concreto e comprovado que seja, vamos usar como exemplo a Holanda, um país onde a Maconha é legalizada; para se ter uma idéia de como o consumo da droga é livre no país, nos estádios de futebol foi proibido o uso de bebidas alcoólicas, já o consumo da erva foi liberado. É algo espantoso em uma primeira impressão, mas, se pararmos para pensar podemos fumar 10 cigarros ou mais por dia, o que irá acontecer é um pulmão roxo de tanta nicotina inalada, mas ficaremos em plena e sã consciência, isso já não aconteceria com bebidas alcóolicas. O que estou querendo dizer é que a sociedade prioriza drogas que podem ser abordadas em segundo plano, enquanto as que são comercializadas de forma livre e que causam danos tão graves quanto, são divulgadas em propagandas mostrando o lado bom de consumí-las.
De qualquer jeito, a Maconha é uma droga e como toda droga, causa sérios danos à saúde, mas se essa mesma droga que é maléfica, pode ser usada para a cura, por que não estudar sobre isso? Se um entorpecente deste porte fosse liberado, seria criado um órgão responsável unicamente por registrar a movimentação de seu comércio e seus usuários, assim é que as coisas deveriam funcionar. Eu apenas acredito que a escolha de como cuidar da sua saúde não seja da sociedade e sim de caráter individual.

Nenhum comentário: