domingo, 15 de maio de 2011

Dica para Leitura: Maus - A História de um Sobrevivente

Dizem que há coisas que vão além do que podemos imaginar. Coisas, tão impactantes, que são impossíveis de serem representadas de qualquer maneira. Porém, o ilustrador, cartunista e autor de histórias em quadrinhos Art Spiegelman, mostra que esta teoria está errada com o livro Maus: A História de um Sobrevivente.
O livro, é um relato sobre o Holocausto, com base nas histórias vividas  pelo seu pai, Vladek Spiegelman durante este sombrio período histórico, e é contado sem qualquer esteticismo ou censura. Maus, é uma expressão alemã para Ratos, e o que o torna uma leitura única, é a forma na qual foi feito. Todo o livro foi escrito em HQ (História em Quadrinhos) e ilustradas pelo próprio autor. Spiegelman retrata os judeus como ratos - daí o nome do livro -, os alemães como gatos, os poloneses como porcos e os americanos são cães. Toda a parte teórica que é ensinada sobre os campos de concentração e a perseguição dos judeus, é colocada na prática nesta obra.
Para você que já conhece um pouco sobre o assunto, ou não saiba o que foi o Holocausto, este livro é um pote de ouro, sua leitura vale muito à pena e o livro foi ganhador de um prêmio Pulitzer, de excelência literária, em 1992.


"Maus: A História de um Sobrevivente"
Autor: Art Spiegelman
Editora: Quadrinhos na Cia.

Nenhum comentário: