domingo, 9 de janeiro de 2011

Ouvidos Fechados

Comecinho de 2011, ainda nada muito avassalador na TV. Hoje à tarde eu estava assistindo a MTV Brasil, onde estava sendo reprisado o VMB do ano passado. O polêmico evento onde a recente banda Restart não levou nada mais que 5 prêmios de diferentes categorias. Se foi algo realmente merecido, é irrelevante levantar essa questão agora. O que me chamou a atenção, foi o nível das bandas que se apresentaram, estou falando dos grupos mais recentes e não estou querendo dizer no sentido musical, não sou nenhum músico para dizer o que é bom e o que é ruim, mas a impressão que tive é que absolutamente todas eram iguais.
Sejam em seu estilo, como se vestem e até como se comportam. Não vi nada que fosse uma marca registrada própria de cada uma, isso sim é preocupante, devido ao efeito cultural que isso causa.
Por exemplo, ainda falando de música, se todos esses novos grupos aparentemente são "iguais" o que então desperta o interesse e a curiosidade para conhecer o novo? Isso é gravíssimo em termos culturais, principalmente por que há muitas outras bandas independentes que estão batalhando muito para conseguir seu espaço mas por causa de uma mídia gananciosa e um modismo fútil, as coisas estão do jeito que estão.
Entretanto, todas essas bandas que estou me referindo aqui, já tiveram seus dias de independência também, onde a internet foi fundamental para seu passo triunfal para o sucesso. Mas é preciso também observar o público na qual elas são voltadas. Por exemplo, um público roqueiro sente uma total aversão à toda essa moda colorida que estourou em todo o país, bem como os fãs coloridos preferem o arco-íris ao preto gótico e sombrio característica do Rock N' Roll.
São públicos muito diferentes, mas a questão é se está tudo isto está agradando a todos realmente.

Um comentário:

Vanilla disse...

acho que o que realmente está faltando é algo de inovador na música brasileira. são muitas bandas e poucas caracteristicas próprias!