quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fantoches do Submundo

O que você diria se soubesse que abaixo desse mundão em que vivemos existem seres completamente surreais, fantásticos e até assustadores? E o que diria em seguida se soubesse que estes mesmos seres na verdade são nós mesmos? É isto que a exposição de marionetes Los Grumildos diz para seus expectadores.
Criados pela artista peruana Ety Fefer, a exposição cria um ambiente sombrio e assustador, porém muito belo e intrigante, fazendo aumentar ainda mais a curiosidade dos visitantes. A obra se trata de marionetes manipuladas mecanicamente de forma automatizada de bonecos que possuem feições humanas misturadas com criaturas monstruosas, desde animais até outros seres lendários que representam desde uma banda até cenas pornográficas, impressionando principalmente pelo seu realismo embalados por uma deliciosa música típica de um Cabaret para combinar perfeitamente com a decoração do local. Todos eles representam o lado obscuro do ser humano, um lado que todos possuímos mas somos obrigados a esconder devido ao impacto que isto pode causar. Por outro lado, quando visitei a exposição, tive um outro ponto de vista: observei-os atentamente e pude notar uma expressão muito discreta, mas convicta de felicidade; como se naquele mundo tanto os Grumildos como quem os visitasse pudessem ser eles mesmos e serem muito felizes uns com os outros. Onde preconceitos ou discriminações não existem e onde todos pudessem fazer suas maiores vontades sem qualquer tipo de opressão ou represália.Trazendo isso para o nosso mundo, será que se tivermos esta postura de vez em quando ou também assumir a nossa "Grumilidade" não tornaria tudo mais harmonioso? Se olharmos à nossa volta, quem são realmente os monstros, quem omite ou quem expõe o que realmente é, seja sombrio ou não? São muitas perguntas, todas sem resposta, a não ser a sua. Mas posso garantir que apesar de muito pequena, vale muito à pena conferir esta exposição.
Se você se interessou em conhecer os Grumildos, eles estão expostos no SESC Pompéia em São Paulo e vão estar lá até o dia 6 de Fevereiro. A entrada é gratuita e não se preocupe: ninguém vai surgir de uma parede lá dentro e te dar um susto, aí já seria apelação demais! E a exposição não é recomendada para menores de 14 anos, devido ao conteúdo adulto (sexo, drogas e rock n' roll).



Los Grumildos
Ficha Ténica
Artista: Ety Fefer
Montagem: Javier Continente
Produção Artística: Ernesto Soto
Arquitetura: Ana Paula Ponte

Endereço
SESC Pompéia, Rua Clélia, 93
Terças à Sábados, das 12h às 21hrs
Domingos e Feriados, das 12h às 20hrs

Mais informações no site Grumildos







2 comentários:

Vanilla disse...

quero ver as fotos, blogueiro :(

Alexandre Simeone disse...

Já te mostrei blogueira (;