quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Auto Controle


Houve um tempo em que o jogo de Ping-Pong de 4 bits da Atari era o àpice do entretenimento digital. Mais tarde, a japonesa Nintendo inovou criando o simpático encanador italiano Mario, cujo personagem hoje é o mascote e a marca registrada da empresa. Um pouco mais adiante, foram inventados os controles sem fio mas em 2001 o bicho pegou de vez. A mesma Nintendo do encanador, criou o Wii, o console da 7ª geração mais vendido do mundo atualmente  e junto com ele, revolucionou o jeito de jogar, onde todos seus jogos dão prioridade ao movimento físico do jogador, e a receita deu certo. Deu tão certo que a Microsoft criou o Kinect para o Xbox 360 e a também japonesa Sony criou o Move para o Playstation 3, dois dispositivos similares aos controladores do Wii com a mesma função, e o que isso quer dizer? Bom, se você é preguiçoso, tudo isso foi criado pensando em você também.
Hoje em dia, não basta mais apenas gráficos espetaculares e uma boa história para criar jogos, os gamers de hoje querem literalmente entrar no jogo, participar dele e digo isso pois este blogueiro que aqui vos fala é louco por vídeo-games e senti literalmente na pele a diferença de jogar Wii para o Xbox 360 e o Playstation 3. Claro que existem jogadores e jogadores, por exemplo: particularmente achei o Wii fantástico, mas não abro mão do meu Xbox, unicamente por causa do seu estilo de jogos e também pela proposta na qual os 3 consoles foram criados. O Wii foca em ações corporais, agora o Xbox e o Playstation disputam arduamente a potência de console, ou seja, nos gráficos dos jogos que estão cada vez mais perfeitos, isso não coloca o console japonês em uma concorrência direta com os "gigantes" do entretenimento e curiosamente, ele consegue sair invicto dessa disputa quando o quesito é lucro. Mas não desviando do assunto em questão, a inovação que isto causou, não é simplesmente uma nova tendência, isto quebrou de uma vez por todas o preconceito que os jogos eletrônicos possuíam de incentivar o sedentarismo, inclusive o Wii já é usado em hospitais para tratamentos fisioterapêuticos obtendo resultados eficientes nos pacientes.
O que começou como uma brincadeira de criança, se tornou uma indústria maior do que o cinema e o que era uma coisa apenas de quem tinha disposição e paciência, com esses novos dispositivos, até seus avós podem jogar sem qualquer dificuldade. Então, se você deixava de praticar exercícios com a desculpa que o vídeo-game estava mais interessante, pode exercitar ainda mais sua criatividade.

Nenhum comentário: