domingo, 16 de janeiro de 2011

Arte Urbana

Com certeza você já deve ter reparado nas ruas algum muro, prédio ou até mesmo em casas algum desenho digno de um quadro de Pablo Picasso devido ao seu abstracionismo, ou alguma palavra escrita com letras curvas formando alguma forma harmônica ou não junto com um abuso excessivo de cores junto com muita criatividade, isso, é o chamado Grafite.
Existente desde o Império Romano mas antigamente era visto de uma forma indiferente na sociedade, mas hoje já é considerada uma forma de arte visual, mais epecificamente, uma arte vinda diretamente das ruas. Ao contrário do que muitos pensam, o grafite não é uma pichação, muito pelo contrário, ele é uma forma de expressão onde o grafiteiro -artista especializado em grafite- aproveita o cenário urbano para se inspirar e criar seus desenhos a partir de contruções e até mesmo alguma vegetação presente no local.
A confusão entre pichação e grafite acontece devido à semelhança que ambas possuem, até por que, o gratife surgiu da pichação o que dificultou mais ainda para que seu espaço fosse conquistado e o respeito que esta arte possui hoje, inclusive ao contrário dos pichadores, os grafiteiros pedem permissão para exercerem seu trabalho.Mas foi em Maio de 1968 com o movimento contracultural na França, quando os muros parisienses foram pintados com temas poéticos e politicos que o grafite se consolidou pelo resto do mundo, se associando até mesmo a outras tribos das ruas, como o Hip-Hop e variando com vários estilos e formas expressivas.
No Brasil, o Grafite é uma arte muito difundida possuindo nomes muito fortes neste segmento, como por exemplo os respeitados grafiteiros Os Gemeos possuindo vários desenhos por várias partes do mundo. Inclusive em São Paulo, há um lugar que é referência nacional neste segmento: o Beco do Grafite, localizado na Vila Madalena, Zona Oeste Paulista. Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais desta belíssima arte, é um lugar que vale muito a pena conhecer, vou deixar o endereço abaixo caso você queira dar uma passada por lá, junto com algumas fotos de alguns trabalhos de renomados grafiteiros de várias partes do mundo.

Beco do Grafite
Rua Gonçalo Afonso, no início da Rua Harmonia. Vila Mariana - São Paulo.


                                    Protesto do grafiteiro norte-americano Obey.

                               Arte em um muro na Inglaterra, trabalho do britânico Banksy.

                                  Prédio com lateral pintada pelos brasileiros Os Gemeos

Nenhum comentário: