Acredito que quando falamos de liberdade de expressão, ela devia ser levada ao pé da letra em todos os sentidos. Bom, eu costumo levar, e recentemente aconteceram alguns fatos que me chamaram bastante à atenção. Alguma pichação ou caso de censura pública? Não, estou falando de homofobia. Para quem não sabe, homofobia é o medo do igual, em outras palavras é o preconceito contra homosexuais e afins.
Neste Domingo (14) três amigos andavam tranquilamente pela Avenida Paulista (centro de São Paulo) quando foram espancados sem motivo algum por um grupo de cerca de cinco jovens e não bastando, mais à frente do mesmo local a agressão se repetiu com mais duas pessoas e a principal causa do ocorrido foi a discriminação.
Isso me lembrou de uma matéria da edição de Maio deste ano da revista Veja, cujo nome era “Ser Jovem e Gay” e o título da reportagem era “A Geração Tolerância” onde nas entrelinhas estava clara a mensagem “é muito bom ser homossexual”. Acredito que depois do que ocorreu este domingo, não é bem assim.
Há cerca de alguns meses atrás, várias pessoas assumiram sua sexualidade publicamente e outras deixaram de ser heterossexuais alegando estarem sempre infelizes com seu sexo oposto. Mas o curioso, é que justamente quando estava sendo exibida uma novela que tratava também deste assunto, foi quando tudo isso começou. Coincidência? Talvez.
A questão é que a sociedade não é e nunca será tolerante com aquilo que se difere dos padrões impostos pelos fatos sociais e a pressão que a maioria impõe para que tudo seja padronizado. Isto se chama Coerção Social, mas se quiser chamar de ignorância e preconceito, sem problemas. Agora, se você quiser experimentar coisas novas achando que não irá lhe fazer mal, tudo bem. Se quiser ficar com uma pessoa do mesmo sexo que você, nenhuma objeção, mas faça isso com responsabilidade e consciência. Opção sexual, é algo sério, tão sério, que tenho amigos homossexuais que são obrigados a viver no escuro escondendo o que realmente são devido à uma sociedade que define o que é certo por padrões medíocres e completamente imorais. Então, é ruim ser gay? Pergunte isso para um deles. Converso sempre com eles e são pessoas maravilhosas e estão muito felizes com a escolha que tomaram, mas é uma pena que eles não possam expô-la para qualquer um.
Tudo isso é algo muito delicado para se falar abertamente, mas esconder um problema é o mesmo que fugir dele. Seja lá qual decisão tomar, decida por si só. Porque além não estar respeitando sua vontade, estará desrespeitando a dos outros também, e nunca se esqueça de que você, antes de qualquer coisa, é um ser humano também e acho que não iria querer levar um golpe de uma lâmpada fluorescente no meio da rua, apenas por ser o que é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário